SOBRE NÓS

Nossa História

A Escola Superior Pedagógica da Lunda Norte (ESPLN), inicialmente, Pólo Universitário da Lunda Norte, adstrita metodologicamente à Universidade Agostinho Neto, é uma instituição pública criada em 2001, pelo decreto-lei n.º 2/01 de 22 de Junho, inaugurada no dia 2 de Fevereiro de 2004 por Sua Excelência Primeiro-Ministro, Fernando da Piedade Dias dos Santos, actual Presidente da Assembleia Nacional.
As actividades nesta instituição tiveram início a 23 de Março de 2004 com 684 estudantes inscritos, 651 matriculados.

Por decreto presidencial N.º 7/09, de 12 de Maio, foi criada a Universidade Lueji A’Nkonde (ULAN), fruto do redimensionamento da rede das Universidades públicas, a mesma abrange as Províncias da Lunda-Norte, Lunda-Sul e Malange com sede na cidade do Dundo.

Directores e Decanos

Apresentam-se a seguir os ex Directores e Decanos da Escola Pedagógica da Lunda Norte.

Pedro F. M. Bondo
Ex-Coordenador
Mandato: 2004-2005
Grau Acadêmico: PHD

Mário B. F. Caita
Ex-Director
Mandato: 2005-2007
Grau Acadêmico: MSC

Gilberto C. Nhongola
Ex-Director
Mandato: 2007-2009
Grau Acadêmico: PHD

Augusto Chipombela
Ex-Coordenador
Mandato: 2009-2015
Grau Acadêmico: PHD

Jorge D. Veloso
Ex-Director
Mandato: 2015-2020
Grau Acadêmico: PHD

Fortunato P. Talani Diambo
Atual Decano
Mandato: 2020-2027
Grau Acadêmico: PHD

Nossa Missão

A missão da EPLN é promover, ensino e investigação, na área das ciências da Educação, formar profissionais e cidadãos responsáveis, aptos a responder aos desafios da Educação e da sociedade e contribuir ativamente para o progresso das suas comunidades, através do ensino de qualidade, investigação científica e extensão universitária.

Nossa Visão

A EPLN aspira a ser reconhecida como uma instituição de Ensino Superior na área das Ciências da Educação de referência e líder em Angola nos domínios da das ciências da Educação, que se distingue pela qualidade do ensino que oferece e pela capacidade de investigação que possui, pelo impacto positivo que produz e pelo contributo que dá para o avanço da agenda do desenvolvimento sustentável.

Nossos Valores

A EPLN acredita no conhecimento como fator de progresso e na educação como motor de desenvolvimento, cultural, científico, artístico, profissional, social e político igualdade, respeito pela diversidade. Em todos os domínios da sua missão, a EPLN orienta a sua ação pelos princípios da liberdade de pensamento, do rigor científico, da integridade académica, do respeito pela diversidade e da responsabilidade social.