Encerrou a 3ª Fase do Projecto Levar Educação e Saber às Aldeias

O auditório da Escola Pedagógica do Dundo foi o aspaço escolhido pela coordenação do Projecto Levar Educação e Saberes às Aldeias para encerrar , sábado, 6. 07. 2024, na cidade do Dundo, as actividades referentes a 3ª edição.  

Na intervenção, o Coordenador do Centro de Estudos e  Investigação em Ciências Pedagógicas (CEICP), Doutor Albano Agostinho Eduardo, aproveitou a ocasião para esclarecer aos participantes as atribuições do CEICP. Segundo o mesmo, entre outras atribuições, o “CEICP visa organizar e coordenar as actividades, incentivar a criação de projectos de extensão universitária, bem como motivar a participação de docentes, alunos e a comunidade em actividades academico-científicas”.

Reforçou de igual modo que é “nessa visão, e com base nas linhas de pesquisa da EPD, que surgiu o Projecto Levar a Educação e Saberes às Aldeias (PLESA), como uma alternativa para a redução de crianças e jovens fora do sistema de educação e ensino formal em Angola.” Segundo o Coordenador do Centro, “é nesse espírito que procurámos participar na revolução educativa e insvetigativa com acções como o estágio pedagógico de modo a garantir um perfil profissional ao futuro docente junto da comunidade, daí, o motivo para um especial agradecimento a todos os presentes pelo facto de serem parte desse desafio e dessa motivação em relação ao nosso futuro”. Também em geito de agradecimento, o Director Adjunto para os Assuntos Académicos, em execício, Professor doutor, Mwachimbinga Ngoi, destacou a satisfação pela conclusão de mais uma edição. “Hoje, temos a alegria de darmos por concluida a 3ª edição num momento especial da nossa provincia, momento ao qual nos juntamos para continuarmos a afirmar o nosso compromisso com a agenda 2030 das Nacções Unidas e promover oportunidades de aprendizagem das nossas crianças”.

Já a Coordenadora Adjunta do Projecto, Professora Doutora Reina Sonsa agradeceu o empenho da direcção da escola, do CEICP, da comunidade, do Gabinete Provincial da Educação e o empenho dos estagiários, “pois sem o qual não seria possível a concetização dessa edição”. Após o encerramento, a comunidade acdémica do PLESA visitou o local da  EXPO-DUNDO onde recebeu várias explicações das empresas expositóras e outros serviços no local.

É de salientar que a 4ª edição do PLESA está marcada para o próximo ano académico, 2025, segundo a calendarização de actividades de Trabalho de Fim de Cusro no qual se realiza o estágio supervisionado.