Comissão de Auto-Avaliação Conclui a Avaliação Interna da Escola Pedagógica do Dundo
Entre os meses de Março de 2023 e Fevereiro de 2024 decorreu o processo de Auto – Avaliação da Escola Pedagógica do Dundo, que vinha decorrendo sob tutela do Instituto Nacional de Avaliação Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES).
O processo foi realizado com base no calendário de cumprimento obrigatório, nos termos da alínea n) do nº 2, artº 41º do Decreto Presidencial nº275/21 de 25 de Novembro, que aprova o Estatuto Orgânico da Universidade Lueji A´Nkonde, conjugado com nº 03 do Artº 22 do Decreto Presidencial nº 2303/18 de 30 de Agosto.


A Comissão de Auto-Avaliação da Escola Pedagógica do Dundo (CAAEPD) foi formalizada aos 07 de Março de 2023 com base no despacho nº 021/GD EPLN /2023, sendo constituída por um Coordenador, Dr. Carlos Pedro Cláver Yoba, um Coordenador Adjunto, Dr. Albano Agostinho Eduardo e por cinco membros; Dr. Jorge Dias Veloso, Dr. Mwatchimbinga Ngoi e MSc Alberto Makosso Lumbu, Domingos Álvaro Paxe, Salomão Manuel Francisco. Durante o Processo de Auto-Avaliação da EPD, os membros reflectiram sobre as etapas do processo bem como o funcionamento da EPD de modo a averiguar e apurar os factos decorrentes quanto à sua missão, Gestão, Ensino, Investigação Cientifica e Extensão Universitária.


No período em referência, a CAA-EPD analisou toda documentação ligada aos Departamentos (6) de Ensino e Investigação de Ensino Primário, Línguas, Biologia, Matemática, Física, Química, bem como à Biblioteca e Secretaria Geral. Para além de contactos e sensibilização, a CAA-EPD entrevistou os gestores, pessoal técnico administrativo, docentes, estudantes e parceiros, o que permitiu identificar os pontos fracos e pontos fortes da instituição. Salienta-se que, no âmbito daquele despacho, a CAA-EPD, realizou 7 reuniões oficiais e várias concertações que permitiram a adequação do cronograma de actividades, aprovação de PAA, sensibilização da comunidade académica, informação detalhada da metodologia, construção dos instrumentos, aplicação dos instrumentos, elaboração do Relatório de Auto-Avaliação Provisório, divulgação do Relatório Provisório à comunidade académica, elaboração do Relatório Auto-Avaliação final, bem como o eviu do RAA ao Gabinete de Gestão de qualidade da ULAN aos 19 de julho de 2023.


Tendo em conta a necessidade de adequação dos relatórios por cursos, segundo os ofícios nº328/GDGWAAREES/MESTIC/203 e a referencia nº 0357/GDG/INAAREES/MESTIC/2023, o prazo de remessa do relatório foi objecto de prorrogação, o que permitiu o cumprimento das orientações.