II Conferência Internacional de Educação e Formação de Professores

A Escola Pedagógica do Dundo realizou, no auditório, biblioteca e na sala nº 21 da mesma escola, nos dias 1 e 2 de Fevereiro, a II Conferência Internacional de Educação e Formação de Professores em formato (presencial e  via zoom).

O evento, enquadrado na celebração do seu aniversário e subordinado ao lema “a formação de professores tendo em conta a agenda 2030”, teve como objectivo debater assuntos relativos à educação e formação de professores, bem como a troca de experiências com outras instituições nacionais e internacionais. Após a mensagem de boas-vindas, apresentada pelo Coordenador do Centro de Estudos e Investigação em Ciências Pedagógicas, Doutor, Albano Agostinho Eduardo, seguiu-se a caracterização “percurso crónológico” da Escola Pedagógica do Dundo (20 anos) pelo Director da Escola, Professor Doutor, Fortunato P. Talani Diambo, que destacou os ganhos alcançados ao longo dos 20 anos.

O discurso de abertura coube ao Vice-Governador para a esfera político-social, Eng. Frederico Inungo Barroso, em representação de sua Excelência Senhora Governadora da província da Lunda-Norte, Deolinda Ódia Satula Vilarinho. De seguida, o Magnífico Reitor da  Uiversidade Lueje Ankonde, Professor Doutor, Alfredo Armando Manuel, ao fazer uso da palavra, reiterou as boas vindas e bom trabalho aos conferencistas. Por seu turno, em representação da Ministra do Ensino Superior Ciência e Tecnologia, Professora Doutora, Maria do Rosário Bragança, o  Secretário de Estado para o Ensino Superior, Professor Doutor, Eugénio Adolfo Alves da Silva, apresentou a Conferência Magistral, tendo centrado a sua abordagem na necessidade de uma formação de professores que se caracteriza por “boas condutas; pontualidade, assiduidade, saber, saber o saber, compreender e produzir a ciência, por meio de produção científica”. Segundo o orador, quanto “professores mais bem preparados, melhor qualidade de educação” haverá no Ensino Superior e no país, em geral.

Após a conclusão dos trabalhos, o Porta-Voz da conferência, Doutor, Albano Agostinho Eduardo, procedeu a leitura do comunicado final do evento, tendo espelhado o alcance dos objectivos, não obstante as adversidades técnicas e tecnológicas verificadas durante o evento. Na parte final da conferência, os participantes foram brindados com momentos de recreação, tendo, na ocasião, docentes e estudantes cantado e dançado ao sabor da música rumba.Para encerrar o programa do dia, a Direcção de Investigação  Científica  Inovação e Empreendedorismo e Pós-Graduação (CICIEP), por meio do seu Director, Professor Doutor, Mbaz Nauege, ofereceu ao ilustre visitante alguns exemplares da produção científica da ULAN, tendo o Secretário de Estado agradecido e encorajado a universidade a “prosseguir na senda de produção de conhecimento para o bem da ciência e das comunidades”, em geral.

Particparam do evento, representantes políticos, gestores de instituições de ensino e investigação científica, pesquisadores, académicos, Organizações Governamentais, entidades eclesiásticas, pessoal técnico administrativo e estudantes de vários subsistemas de ensino.