Encontro Internacional sobre Estratégias de Planeamento de Ensino de Línguas Nacionais

No âmbito do Projecto de Apoio à Educação Bilingue (PAEB), o Centro de Estudos e Investigação em Ciências Pedagógicas da Escola Pedagógica do Dundo (CEICP-EPD), realizou no dia 14 de Agosto de 2023, nos formatos presencial (auditório) e online, o I Encontro Internacional de Estratégias de Planeamento de Ensino de Línguas Nacionais.
O encontro reuniu especialistas do Brasil (UNILAB), Cabo Verde (Univ. de Cabo Verde), Portugal (Univ. de Lisboa), Moçambique (Univ. Eduardo Mondlane) e de Angola (EPD-ULAN), na área de ensino bilingue, coordenadores, docentes e membros da comunidade de modo a reflectirem sobre o actual processo de experimentação das línguas nacionais no sistema de educação e ensino (Ensino Primário) angolano.


O encontro reuniu especialistas do Brasil (UNILAB), Cabo Verde (Univ. de Cabo Verde), Portugal (Univ. de Lisboa), Moçambique (Univ. Eduardo Mondlane) e de Angola (EPD-ULAN), na área de ensino bilingue, coordenadores, docentes e membros da comunidade de modo a reflectirem sobre o actual processo de experimentação das línguas nacionais no sistema de educação e ensino (Ensino Primário) angolano.


A par da reflexão, o encontro teve como objectivos a troca de experiências e colaboração entre os docentes, investigadores, instituições, bem como a prática de investigação científica para a educação bilingue e para a resolução de conflitos ligados a descriminação linguística.
Depois da intervenção do coordenador do CEICP, Dr. Albano Agostinho Eduardo, o Dr. Fortunato Pedro Talani Diambo, Director da EPD, começou por agradecer a iniciativa dos mentores (Dr. Albano A. Eduardo/ CEICP e Prof. Dr. Alexandre A. Timbane /UNILAB) e tendo desejado “proveitosas discussões”. Ao coordenador do CEICP-EPD, também coordenador do PAEB, coube o início das abordagens dos temas, introduzindo sobre “Estratégias de Planeamento de Ensino de Línguas Nacionais ao Nível do Ensino Primário”, segundo a experiência angolana.


No segundo momento, seguiram-se as experiências de Cabo Verde pela Prof. Dra. Maria dos Céus Santos Batista e Prof. Dra. Elvira C. Gomes dos Reis (Univ. de Cabo Verde); Prof. Dra. Dulce Pereira (Univ. de Lisboa) e Prof. Dra. Ana Josefa Cardoso (Univ. de Lisboa).
Depois, foi a vez da experiência moçambicana com intervenções de Prof. Dra. Ezra Chambal Nhampoca (Univ. Eduardo Mondlane/Trans-os-Mentes), Prof. Dra. Samira Patel e de Prof. Dr. David Langa (Univ. Eduardo Mondlane).
Com início as 14h de Angola, 15h de Moçambique, 16h de Cabo Verde e 9h de Brasil, o encontro permitiu concluir a necessidade de uma educação bilingue tendo em conta a complexidade do ensino “bilingue” nos contextos multiculturais para além de maior involvimento de parceiros sociais nessa missão educativa.

No final, quer o Coordenador do CEICP quer o Prof. Doutor Alexndre Timbane destacaram a importância do evento e as contribuições de todos os oradores, gesto seguido pelo representante da comunidade, senhor Gaspar Alone que, para além do convite, agradeceu aos participantes do encontro.

O PAEB, é um dos projectos de extensão universitária ligado ao Departamento do Ensino e Investigação de Línguas da EPD. O mesmo visa apoiar as escolas – modelos no que diz respeito à superação metodológica, profissional e linguística dos docentes do ensino primário. Fazem parte do projecto investigadores de Brasil, Portugal, Moçambique e Angola.